Festival Sou Geros se consolida como o mais importante voltado ao público 50+
- fabioluporini
- 21 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jul.
A terceira edição do Festival Sou Geros, realizada dias 3 e 4 de julho na PUCPR Campus Londrina, consolida o evento como a maior referência do Paraná na discussão e em atividades voltadas ao público 50+. O festival é o primeiro sobre longevidade no estado e traz um novo olhar sobre o envelhecimento. A programação contemplou palestras e painéis, além de oficinas e apresentações culturais. E trouxe nomes gabaritados no cenário nacional, como o médico Emílio Moriguchi, considerado uma das maiores autoridades no assunto.

“A cada ano, o festival traz uma temática diferente, mas sempre relevante para o público dos que têm mais de 50 anos”, afirma Mity Shiroma, uma das organizadoras, ao lado de Naide Souza. “Desta vez, o evento deu um passo para se tornar estadual, com a presença de autoridades do Paraná que vislumbraram a importância do festival à população 50+ de todo o estado”, completa Naide. Além do prefeito Tiago Amaral, que prestigiou a abertura do evento, também esteve presente a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte e o cônsul adjunto do Japão em Curitiba Rei Oiwa.
Pelo terceiro ano consecutivo foi realizado o Desafio Geros, que premia ideias e soluções para o público 50+, organizado pela Decola Startup School. As oficinas realizadas pelo Sesc são das mais disputadas, além das atividades culturais. Um bailão encerrou a programação, que teve ainda palestras e painéis com discussões sobre políticas públicas, saúde e moradia voltadas à faixa etária do público.
Além da palestra de Emílio Moriguchi, o festival recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, outro destaque da medicina: o médico geriatra Marcos Cabrera, que participa do Festival Sou Geros desde a primeira edição. Desta vez, ele abordou sobre como prevenir a doença de Alzheimer. A programação teve ainda temáticas como o impacto da longevidade no mundo do trabalho, direitos da pessoa idosa, riscos do Herpes Zoster, mitos e verdades sobre o envelhecimento, entre outros aspectos. Entre as novidades, o 1º Encontro de Plein Air Londrina – Vivência de pintura ao ar livre para criar, relaxar e se conectar com a natureza, conduzido pelo Terra Rouge Atelier.
Entre os patrocinadores do evento estão PUCPR Campus Londrina, Sistema Fiep - Sesi-Senai, Unimed, Ótica Visocenter, Damie, Grupo Mais Saúde, Sinduscon, Avos e Aliança Unipax.







Comentários